segunda-feira, maio 02, 2005

Erro de Lavoisier

“(...)nada se perde, tudo se transforma”


Ora, pensemos nos sentimentos...
Não me vou debruçar sobre os vários sentimentos que existem, pois seria demasiado enfadonho.
Concentremo-nos apenas no amor e na amizade (para não falarmos no ódio).

Se eu te amar e tu me amares não teremos algo de grande?
Se um sorriso estiver sempre em mim quando estou contigo e quando penso em ti, não serei feliz?

Se tu, ou eu, mas supondo que és tu, deixares de me amar, não teremos perdido algo de grande?
Se uma lágrima estiver sempre em mim quando estou contigo e quando penso em ti, não serei infeliz?

Ou...

Poderemos dizer que,

Se tu me deixares de amar apenas houve uma transformação no teu sentimento, em que deixou de ser amor e passou a ser ternura (suponhamos) e nada se perdeu, apenas se transformou?

Não me parece!

Se o meu sorriso se transformou em lágrimas foi porque perdi.
Se choro, se fico angustiada quando penso em ti é porque penso no quanto melhor poderia estar se...

E se há um “se” não é apenas porque fico triste em vez de sorrir depois de estar contigo, mas porque nos nossos momentos perdeu-se a magia do sentimento, a leveza do carinho e a ternura das palavras.
Não seremos irónicos e dizer que não se perdeu, apenas se transformou em algo, pois, matematicamente 1000 é maior que 1 e se eu tinha 1000 beijinhos por dia e passo a ter 1 é porque perdi 999 beijinhos e não porque eles se transformam em outra coisa qualquer!

O importante é saber que se perdemos hoje, ganhamos amanhã, porque o mundo é feito de equilíbrios.

Não tivesse eu a falar de Lavoisier!

2 comentários:

Anónimo disse...

o passado e como uma droga, vicia e mata quem passa demasiado tempo com ela...

Rain disse...

Quando ele ecreveu: nada se perde, nada se cria e tudo se transforma, penso que estava a referir-se a coisas mais concretas que se podem medir fisicamente (lol).

No entanto, a verdade é que algumas alegrias däo lugar a tristezas, as quedas däo lugar a conhecimentos e aprendemos a ganhar sorrisos de maneira mais consistente.. Ñ chegamos a perder nada, as memórias ficam cá, os conhecimentos adquirem-se e aprendemos a viver diferente, melhor, espero eu!

Perdemos aqueles beijos e perdemos aquele sorriso que passa a ser de outra pessoa. Mas também já roubámos sorrisos e beijos. Ñ posso deixar de achar que é um ciclo sim! :)